quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Uso de Mídias na Prática Escolar

PLANEJAMENTO PARA ANO LETIVO


O USO DE MÍDIAS NA PRÁTICA ESCOLAR


Identificação da escola:

CIEP 223 Olympio Marques dos Santos, Est. da Posse s/n Santíssimo, RJ.
1900 alunos distribuídos em turmas do 3º ciclo ao 3º ano do ensino médio, nos três turnos (manhã, tarde e noite).


Tema da proposta:

Atividades corporais e o meio ambiente.


Objetivos a serem atingidos:

- Utilizar os meios tecnológicos que influenciam o cotidiano do alunado.
- Tornar as aulas interessantes na visão do aluno.
- Despertar a crítica e a reflexão dos alunos sobre os valores dos conteúdos das mídias.
- Incentivar o uso dos recursos tecnológicos pelos professores da escola.


Público a ser envolvido:

Cinco turmas de terceiro ano do ensino médio, do turno da manhã.


Abordagem pedagógica:

Promover um processo de troca de conhecimentos com os alunos, que auxilie os mesmos na busca do senso crítico e reflexivo sobre a realidade que os cercam. Os conteúdos devem ter relação com a vida do aluno.


Mídias e tecnologias a serem utilizadas:

Revistas, Jornais, Publicações, Periódicos, TV, DVD, CD, Internet, Cinema e Vídeos.

Proposta preliminar das etapas / ações a serem realizadas:

As ações serão divididas em quatro etapas durante um ano letivo.
1ª Etapa – de fevereiro a abril
2ª Etapa - de maio a julho
3ª Etapa – de agosto a setembro
4ª Etapa – de outubro a novembro

Na 1ª etapa será feita uma pesquisa utilizando diversas mídias, sobre esportes praticados em meio à natureza. E desenvolvendo aqueles possíveis de praticar na nossa realidade.

No final da 2ª etapa o aluno publicará no nosso blog um trabalho sobre efeitos saudáveis de práticas ao ar livre, tema que será desenvolvido durante toda a etapa, onde serão consultados sites sobre o assunto.

Na 3ª etapa o tema será os esportes radicais praticados na natureza. Serão propostos vídeos, jogos, sites e exibição de DVD. Será programada visita a um parque temático. Os alunos poderão participar de um Chat sobre o assunto.

O tema da 4ª etapa será preservação. Um assunto muito discutido pela sociedade atualmente, abordando as questões da água, desmatamento, queimadas, lixo, saneamento, etc. O conteúdo será vasto, o aluno terá uma visão sobre todos os problemas e soluções que afetam o planeta, sendo que no final desta etapa discorrerá sobre a situação que interfere na localidade onde mora e qual a importância para a sua saúde e condicionamento corporal. Serão propostas consultas a sites, revistas, exibição de DVD, mensagens em e-mail, textos no blog. Havendo disponibilidade, a sala de informática poderá ser usada.

Referências bibliográficas:

Texto de apoio ao programa Salto para o Futuro da TV Escola no módulo TV na Escola e os Desafios de Hoje. no dia 25/06/2002. Disponível em www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/tedh/tedhtxt2b.htm2

Texto: Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Maria Cecília Martins. Programa de formação continuada em mídias da educação.

Publicação: Dez novas competências para uma nova profissão. Philippe Perrenoud. In Pátio. Revista pedagogica (Porto Alegre, Brasil),
n° 17, Maio-Julho, pp. 8-12.

Tecnologias de comunicação e interação. Jose Manuel Moran. Programa de formação continuada em mídias da educação.

Reportagem e entrevistas: Os novos pensadores da educação. Revista Nova Escola. Edição 154, agosto de 2002.

Darido, S. Cristina. Educação Física na Escola. Ed. Guanabara Koogan. RJ, 2003.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ola companheiros e companheiras. Tenho lido algumas publicações sobre mídias na educação, TV CD DVD Computador Internet etc; são instrumentos interessantes para serem desenvolvidos nas nossas aulas, junto com nossos alunos. Um dos sites para pesquisa é: www.portaldoprofessor.mec.gov.br. Contribua com seu comentário sobre o asunto.
Um abraço!