segunda-feira, 31 de agosto de 2009

WEBQUEST 31/08/2009

ELABORANDO A WEB QUEST



INTRODUÇÃO:

Hoje no mundo todo existe uma preocupação crescente com o meio ambiente, mesmo as nações mais consumistas estão sentindo na própria pele os efeitos do uso indiscriminado dos recursos naturais (efeito estufa, maremotos, escassez de água, poluição do ar, etc.).
O homem já percebeu que é preciso rever a sua relação com a natureza, e um dos meios para isso, são as atividades corporais (físico e mente) junto à natureza.


TEMA:

Atividade física junto à natureza

FONTES DE INFORMAÇÃO:

www.asoaze.blogspot.com
www.dominiopublico.gov.br ,pesquisa por conteúdo, Ed. Física e Meio Ambiente, Atividade do Ecoturismo como instrumento de preservação e conservação da Natureza.
www.planetasustentavel.com.br ,busca educação física e meio ambiente, artigo: Elas vão de bike, Felicidade para todos, Fazendo a diferença, Jogo da vida, Para você pedalar já!, Convertido ao capitalismo, Malhação para o planeta
www.ecoviagem.com.br, www.ambientebrasil.com.br, www.ibama.gov.br, www.mma.gov.br, www.ambiente.rj.gov.br, www.cempre.org.br, www.ecoterrabrasil.com.br

TAREFAS:

Teremos oito grupos, cada grupo será correspondente a um papel descrito abaixo, os alunos devem procurar o papel que tenha mais o seu perfil. O nº de alunos será dividido pelos papeis.
Está acontecendo uma reunião no CIEP 223 sobre atividades corporais voltadas para questões sobre meio ambiente. Representantes de oito segmentos estão elaborando seus trabalhos para serem debatidos.
Representante do meio ambiente (meio ambiente e a sociedade);
Representante das finanças (meio ambiente e a economia);
Representante da educação (educação ambiental);
Representante do turismo (ecoturismo);
Representante dos esportes (esportes de aventura);
Representante da escola (questões de meio ambiente);
Professor de educação física escolar (abordando as atividades corporais junto à natureza);
Aluno/a (aquisição de conhecimentos sobre as questões de meio ambiente).





PROCESSO:

Após escolherem seus papeis, os representantes desenvolveram seus assuntos da seguinte maneira:

Representante do meio ambiente – como os estudos da ecologia e dos ecossistemas colaboram na descoberta de fatores que afetam a qualidade de vida das populações?

Representante das finanças – como o consumo e o gasto de energia exagerados influenciam na economia de um país?

Representante da educação – conscientização sobre as conseqüências do mau uso dos recursos naturais e das depredações do meio ambiente.

Representante do turismo – o ecoturismo pode ser uma atividade economia e ao mesmo tempo colaborar com a preservação da natureza e difundir a consciência ecológica.

Representante dos esportes – o esporte de aventura desenvolve o espírito aventureiro e o imaginário do homem, proporcionando momentos de prazer, alegria e um grande envolvimento com a natureza.

Representante da escola – como a escola pode contribuir com o conhecimento sobre as questões de meio ambiente a partir da própria escola e da comunidade onde está localizada?

Professor de educação física escolar – Tenta resgatar o respeito e o entendimento do homem pela natureza, através de atividades ao ar livre ou de ambientes adaptados. Convida o ser humano a contemplar os rios, o vento, o trovão, a chuva, as cachoeiras, os córregos, a mata, o mar, o céu, para compreender como é benéfico para a sua vida essa convivência.

Aluno – ele está ligado nessa relação de sobrevivência homem-natureza? Que o celular, a mochila, o tênis, a calça a camisa, a blusa, o computador, a televisão, a moto, o carro, etc. Todos esses produtos estão relacionados com produção, consumo e utilização de recursos energéticos?
Vai sendo conduzido, sem perceber, a consumir cada vez mais coisas que não precisa ou que não pode comprar, causando frustração e conseqüentemente problemas de saúde. Repare nas diversas doenças chamadas psicossomáticas.

AVALIAÇÃO:
O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios:
2,5 Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.
2,0 Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.
1,5 Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.
1,0 Esteve presente mas não há registro da sua contribuição para a discussão e trabalho.
0,5 Não participou na atividade.


As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
2,5 A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.
2,0 A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta.
1,5 A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta.
1,0 A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.
0,5 A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.





CONCLUSÃO:

A educação física pouco ou nada consegue sozinha na tentativa de despertar a conscientização sobre os problemas relacionados ao meio ambiente. Na educação ambiental, junto com as outras disciplinas do currículo, é parte contribuinte. Porém com esse trabalho quer levar os alunos e alunas a reflexão sobre os valores naturais e ambientais que influenciam as suas vidas.