sexta-feira, 30 de março de 2012

ATIVIDADE FÍSICA NO MEIO AMBIENTE

Ambiente é o que envolve os seres vivos por todos os lados, contém o ar, a água, a terra, o fogo, a energia, elementos indispensáveis à nossa vida. O ambiente em que vivemos, que influencia grandemente nosso modo de vida, é especialmente importante quando considerado na atividade física. O corpo humano aumenta a atividade de cada um de seus aparelhos (respiratório, circulatório, músculo-esquelético e imunológico).

São vários os fatores ambientais que podem influenciar potencialmente a performance e habilidade durante a prática esportiva, mas é certo que, mesmo ciente dos fatores de adversidade para o desempenho em determinados ambientes, o espírito aventureiro, a afinidade pelo desafio e a fantástica capacidade de adaptação do corpo humano fizeram com que novos ambientes fossem desbravados (Esporte de Aventura).

Hoje as fronteiras são mais distantes e, com apoio da ciência e tecnologia, cada vez mais se faz menos marcantes e hostis, porém, o respeito pela força da natureza que rege o ambiente deve ser superior e determinante.

As atividades físicas no meio ambiente, atividades fora de ambientes fechados e próximas a natureza como caminhadas, pedalar em trilhas, surf, voleibol de praia, escalada, ginástica ao ar livre; aproximam mais o ser humano da natureza evitando que ele a destrua, pois tendo conhecimento sobre os benefícios que os recursos naturais fazem para a sua vida, o homem evitará jogar lixo em qualquer lugar, poluir o ar a água, fazer queimadas, destruir as plantações.

O homem faz parte da natureza é o único animal que sabe utilizar melhor os recursos dela, portanto deve saber também preservar estes recursos, porque eles podem acabar ou a natureza dar o troco por maus tratos.

Quando homem faz pichação, quebra orelhão, destrói as construções, suja os espaços públicos; também está contribuindo para a deteriorização do meio ambiente. Porque um ambiente sujo quebrado com péssima aparência torna-se um lugar horrível para se viver.

Nossas lindas matas, cachoeiras, montanhas, lagoas; nossos lindos rios, mares, riachos; são admirados por todos nós e pelo mundo, proporcionando empregos no turismo e um grande prazer em ver e curtir toda esta beleza. O lazer, necessário para todos nós trabalhadores e estudantes, estão incluídos nestes recursos naturais.

Os esportes chamados de aventura demonstram bem que o homem sempre gostou de desafios. Porém hoje em dia, todos os cuidados com segurança são tomados para a prática destes esportes: montanhismo, rapel, canoagem, arvorismo, escalada em cachoeira, tirolesa, etc.


“ CONNECER PARA PRESERVAR “

12 comentários:

  1. Certamente a atividade física, nos oferece um grande benefício a nossa saúde;logo que praticada da forma certa.No entanto nos dias de hoje muitas das pessoas não ligam em praticar atividades físicas,logo se descuidando da saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente as pessoas não veem o bem q isso faz

      Excluir
    2. a atividade nos trAS BENEFICIO A GENTE TEM QUE PRATICAR ATIVIDADE FISICA

      Excluir
    3. sim, mas esperamos que os proximos anos seja diferente.
      que varias pessoas peguem o enteresse de fazer esportes fisicos para melhor a saude

      Excluir
    4. nao adiantou nada porque eu estou escrevendo isso em 2019 de desses tempos pra ca nao adiantou nada espero que da qui pra frente isso melhore bom eu vou fazer a minha parte fassam a de voces tentar abrir os olhos das pessoas pra vida porque a vida e curta bom tenham uma boa noite

      Excluir
  2. eu pratico atletismo e tenho uma dieta balançeada eu corro a mais ou menos uns 5 anos e ja ganhei varias maratonas eu acho importante praticarmos varios esportes ao ar livre.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a praticar ginastica mas ai o tempo foi passando perdi o enteresse
    (algo bastante trite)

    ResponderExcluir